contato@studiofinance.com.br

Fone +55 54 3039.0422

Back

O impacto dos feriados no Mercado Financeiro

Atenção aos feriados

Todos traders sabem que as informações são preciosas para a tomada de decisão nas operações.

Um detalhe muito simples e que os iniciantes esquecem é identificar os FERIADOS, principalmente nos países que possuem maior relevância. Disparado os mais importantes são dos EUA – EUROPA e JAPÃO

Quando ocorre o feriado, temos muitos bancos e instituições financeiras que não estão trabalhando 100%, isso faz baixar a liquidez e o mercado pode se tornar muito lento e com baixa volatilidade. Escolher se deve ou não negociar nesses dias é o fator que separa os traders amadores dos profissionais.
Para identificar os feriados mais importantes não há um único local que dê essas informações, a indicação é que cada trader busque os feriados que são importantes para seu mercado de atuação e região que se encontra. Procure em sites os feriados que são mais importantes para você.

Exemplo: um trader iniciante que reside no RS está começando a operar na bolsa de Valores de São Paulo (B3), ele está super empolgado e o que ele mais quer é sair operando, negociar, aplicar a técnica maravilhosa que aprendeu em seu curso grátis na internet e se puder ficar operando até o final da tarde seria o ideal.
Para esse trader que está reside no RS e opera B3, os feriados de SP são importantes e os feriados Americanos também são relevantes, visto que há muitos estrangeiros na B3. Já os feridos no estado dele, o Rio Grande do Sul, interferem apenas na vida pessoal e não na movimentação do mercado que atua.

Outro exemplo é o trader brasileiro que opera mercado Forex. Imagina acordar na madrugada para aproveitar a abertura da sessão europeia, ficar esperando o gráfico movimentar e nada acontece, ai você descobre que é feriado na maioria dos países europeus como Inglaterra e Alemanha. Você acha que o mercado se comporta da mesma forma quando muitos bancos e os grandes players estão de feriado ? Nesse momento que vale o planejamento e ser profissional para não ser surpreendido. Muitas vezes não operar é mais eficiente que tentar fazer algo contra tudo e todos.

Diante disso é possível programar toda sua vida pessoal para ser mais produtivo. Tenha mapeado todos os feriados no início do mês, coloque bem claro em seu quadro ou agenda para não ser surpreendido.

A mensagem que queremos transmitir para você se tornar cada vez profissional, ter autonomia e se tornar pleno.

Gostou da dica, compartilhe com seu amigo trader que esquece dos feriados.