contato@studiofinance.com.br

Fone +55 54 3039.0422

Back

Imposto de Renda no Day Trade: Quando declarar?

Você Investidor da Bolsa de Valores sabe realmente como apurar seus resultados ?

Você negociou ações, opções, contratos de dólar e mini dólar, índice ou outros ativos de renda variável na Bolsa de Valores em 2020?

O Imposto sobre os ganhos obtidos na Bolsa, deverá ser pago sempre no mês sub sequente das vendas realizadas.

Nas operações em Bolsa de Valores é obrigação do investidor apurar os resultados mensais e calcular o imposto devido.

Essas operações estão sujeitas à alíquota de 15% para as operações comuns de compra e venda (Swing Trade). E para os ganhos com day trade, a alíquota sobe para 20%.

Lembrando que o imposto é calculado somente sobre o lucro obtido com a venda dos ativos negociados na Bolsa de Valores. E deve ser pago sempre até o último dia útil do mês seguinte à venda realizadas.

A declaração anual de Imposto de Renda, que deverá ser entregue até o final de maio de 2021, serve apenas para deixar registrado que você recolheu o tributo e compensar pequenas diferenças no cálculo.

O não pagamento do Imposto de Renda sobre o ganho das operações na Bolsa de Valores está sujeito à multa diária e juros mensais.

Mas lembrando que as regras para a venda de operações comuns (Swing Trade) e para Day Trade são diferentes e cada categoria deve-se ter atenção para alguns detalhes específicos.

Se você negociou em Bolsa de Valores esteja atendo para alguns detalhes:

 

  • Se você realizou qualquer compra na bolsa de valores, mesmo que não tenha vendido, será obrigada a entregar a Declaração de Imposto de Renda, caso não entregar seu CPF poderá ser bloqueado.

 

  •  Ações: as vendas destas ações foram superiores à R$20.000,00 no mês, então será necessário declarar esses investimentos no IR.

 

  • Day Trade (compra e venda no mesmo dia independente do ativo financeiro) na Bolsa de Valores, sempre pagará imposto, independente do valor negociado no mês.

 

  • Opções e contratos futuros também sofrem tributação conforme o tipo de operação: Daytrade 20% e operações comuns 15% (swing Trade).

 

Não confunda o valor de venda com o lucro. Você deverá recolher o imposto somente do “lucro” e não do volume negociado. (Lucro = valor vendido – total comprado).

Você deverá somar todas as operações de vendas do mês e verificar se o somatório ficou igual ou abaixo de R$20.000,00

Prejuízos podem ser abatidos do imposto, mas é importante saber como proceder para ter esse benefício.

Você poderá compensar os prejuízos registrados em um mês, abatendo os valores dos ganhos nos outros meses, com isso reduz a base de cálculo do imposto. Mas este abatimento só poderá ser compensado para o mesmo tipo de operação, já que as alíquotas são diferentes.

Para facilitar o cálculo, criamos esta planilha de cálculo imposto de renda ações, day trade e swing trade.

Adquirir Planilha IR na Bolsa

Como emitir a DARF para pagar o imposto

Você deverá preencher a Darf através do próprio banco que você tem conta.

Segue abaixo o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo do seu banco
  2. Pagamento sem código de barra
  3. DARF
  4. Informe seu CPF
  5. Período de apuração: Coloque o último dia do mês que foram feitas as vendas das ações. Ex: Se vendeu durante o mês de novembro, coloque 30/11/2020.
  6. Data de vencimento: informe o último dia do mês seguinte. Neste exemplo acima, seria: 31/12/2020.
  7. Escolha uma data de pagamento até o dia do vencimento
  8. Código da Receita: 6015 (Este é o código para pagamento sobre os ganhos obtidos na Bolsa, ele vale para ações, contratos futuros, opções e day trade.
  9. Número de referência: (você deverá deixar em branco)
  10. Valor Principal: (neste campo você deverá informar o valor do imposto à pagar)
  11. Valor Total: será o mesmo valor do Valor Principal
  12. Multa e Juros: Se a Darf não estiver em atraso, deixe estas informações em branco.

No entanto, se estiverem em atraso, aí você deverá incluir os valores de Multa e Juros correspondentes. Abaixo explico como calcular os juros e multa.

 

Multa e Juros da DARF

Se você não recolheu o imposto devido em algum mês, deverá emitir uma Darf acrescentando os valores de Multa e Juros. Portanto, para calcular o valor da Multa você poderá utilizar o sistema Sicalcweb.

Este sistema irá gerar a nova Darf já com o s juros e multas calculados para que você faça o pagamento do Imposto devido.

Link:

Pessoa Física: https://sicalc.receita.economia.gov.br/sicalc/principal

 

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online